O projecto Trans_Urb_Arts - Emergent Urban Arts in Lisbon and São Paulo é uma pesquisa de natureza transnacional, envolvendo o estudo das artes urbanas emergentes em contextos luso-brasileiros, com particular enfoque nas cidades de Lisboa (Portugal) e São Paulo (Brasil). Este projecto situa-se na área científica das ciências sociais procurando, todavia, estabelecer pontes com outros domínios que tratam as questões da artes e intervenções no espaço público, nomeadamente em contextos metropolitanos.
​
Este é um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2017-2021), tendo por instituição de acolhimento o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.Nova, NOVA FCSH).
Objectivos
O projecto Trans_Urb_Arts pretende estudar um meio artístico e cultural em consolidação que denominámos de “artes urbanas emergentes” e que reúne um conjunto de agentes provenientes de áreas tão distintas como o graffiti, a street art, o muralismo ou as artes plásticas convencionais e que desenvolvem trabalho artístico na rua.
​
Este é um projecto que pretende reflectir sobre o papel crescentemente central da rua e do espaço público enquanto lugar para a produção e consumo artístico, com implicações diversas em termos culturais, sociais e urbanísticos. Deste modo, a grelha analítica da pesquisa desenvolve-se em torno de duas grandes dimensões.
Em primeiro lugar, a dos “impactos da arte urbana na cidade”, considerando os processos recentes de turistificação, revitalização, gentrificação e patrimonialização associados à arte urbana. Em segundo lugar, teremos em consideração os “processos sociais e económicos associados à emergência de um novo meio artístico”, considerando os fenómenos da artificação e legitimação do graffiti/street art, da profissionalização dos artistas e de um conjunto de outros agentes, da criação de nichos económicos ou da mobilidade dos artistas.
O projecto recorre a metodologias diversas de índole qualitativa, envolvendo observação no terreno, realização de entrevistas aprofundadas e análise de fontes diversas (imprensa escrita, websites, weblogs, etc.).
Publicações
Campos, Ricardo (2017) “On urban (in)visibilities”, John Hannigan and Greg Richards (Ed.), The Sage Handbook of New Urban Studies, Sage Publications
Campos, Ricardo (2018) “La cornice dei graffiti in continua evoluzione: dal vandalismo all’artification”, in C. Musso & F. Naldi (eds) Senza cornice. L’Opera D’arte tra suporto, contesto e cittá, Danilo Montanari editore, Ravenna
Campos, Ricardo (2018) “The Crisis on the Wall. Political Muralism and Street Art in Lisbon” In I. David (Ed.) Crisis, Austerity, and Transformation How Disciplinary Neoliberalism Is Changing Portugal; Lanham, Boulder, New York, London, Lexington Books
Equipa
Ricardo Campos,
Coordenador
Investigador FCT no CICS.Nova co-coordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU), coordenador adjunto do GT de Cultura Visual da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação).
Ágata Sequeira
Investigadora
Doutorada em sociologia, investigadora integrada do CICS.Nova (FCSH) e bolseira de investigação do projecto Trans_Urb_Arts
Junior Abalos,
Investigador colaborador
Doutorando em Antropologia Social na Univ. Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/PPGAS/UFRGS) e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/PPGAS/UFRGS)
Priscilla Ballarin,
Colaboradora
Priscilla Ballarin é artista visual, paulistana. Artista-educadora do Atelier Amar.é.linha desde 2010 e do coletivo de Poesia Visual Urbana Desejos Urbanos desde 2012.
Gabriela Leal,
Investigadora colaboradora
Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (PPGAS-USP). Colaboradora do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC-USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
CICS.Nova, NOVA FCSH
​
​
Telefone: 21 790 83 00 ext. 1218/1488 | Fax: 21 790 83 08
Endereço Postal: Av. de Berna, 26-C, 1069-061 LISBOA - Portugal